Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O SANTO SEPULCRO ou O REI LEPROSO de ZOFIA KOSSAK (EBOOK EM PORTUGUES)


Oi gente

Dia desses eu estava atrás do volume  23 da Coleção Saraiva: '"O Santo Sepulcro", de Zofia Kossak, e acabei encontrando o ebook que segue anexo. Pelo que entendi ele foi elaborado a partir do volume 23 da Coleção Saraiva(editada em 1950)  e a partir  de uma outra Edição lançada pela Editora Abril em 1968.
Trata-se de um romance medieval de cavalaria, por excelência e conta os feitos heróicos dos cruzados pela conquista e libertação da Terra Santa e especificamente do Rei Balduino IV que sofria de lepra e embora debilitado, com o fisico degenerado participava das batalhas a frente do seu exercito, mesmo que tivesse que ser amarrado ao silhão para manter-se sobre o cavalo.
A vida medieval era dura e raramente alguem chegava a morrer de velhice.
Descobri também um site criado por um entendido em histórias e costumes medievais que demole os livros de romance históricos medievais que nós estamos acostumadas a ler. Começa comentando sobre os nomes usados pelas autoras para alcunhar os personagens. Nada a ver com os reais nomes que batizavam os individuos nascidos no periodo. E mais: declara que essa distorção começou com Sir Walter Scott (que escreveu "Ivanhoé")que ao "modernizar" os romances medievais com os habitos e costumes da regência inglesa, época em que ele vivia, acabou por deturpar o genero criando escola que é seguida até os nossos dias.
Detalhe: Walter Scott viveu há mais de trezentos anos.
O site é este abaixo. Está em inglês, mas joguei no tradutor do Google. Sugiro que façam o mesmo e leiam as curiosidades pesquisadas sobre o tema.

http://www.silverwhistle.co.uk/knightlife/index.html

link para o livro  http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/reileproso.pdf

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...