Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O SANTO SEPULCRO ou O REI LEPROSO de ZOFIA KOSSAK (EBOOK EM PORTUGUES)


Oi gente

Dia desses eu estava atrás do volume  23 da Coleção Saraiva: '"O Santo Sepulcro", de Zofia Kossak, e acabei encontrando o ebook que segue anexo. Pelo que entendi ele foi elaborado a partir do volume 23 da Coleção Saraiva(editada em 1950)  e a partir  de uma outra Edição lançada pela Editora Abril em 1968.
Trata-se de um romance medieval de cavalaria, por excelência e conta os feitos heróicos dos cruzados pela conquista e libertação da Terra Santa e especificamente do Rei Balduino IV que sofria de lepra e embora debilitado, com o fisico degenerado participava das batalhas a frente do seu exercito, mesmo que tivesse que ser amarrado ao silhão para manter-se sobre o cavalo.
A vida medieval era dura e raramente alguem chegava a morrer de velhice.
Descobri também um site criado por um entendido em histórias e costumes medievais que demole os livros de romance históricos medievais que nós estamos acostumadas a ler. Começa comentando sobre os nomes usados pelas autoras para alcunhar os personagens. Nada a ver com os reais nomes que batizavam os individuos nascidos no periodo. E mais: declara que essa distorção começou com Sir Walter Scott (que escreveu "Ivanhoé")que ao "modernizar" os romances medievais com os habitos e costumes da regência inglesa, época em que ele vivia, acabou por deturpar o genero criando escola que é seguida até os nossos dias.
Detalhe: Walter Scott viveu há mais de trezentos anos.
O site é este abaixo. Está em inglês, mas joguei no tradutor do Google. Sugiro que façam o mesmo e leiam as curiosidades pesquisadas sobre o tema.

http://www.silverwhistle.co.uk/knightlife/index.html

link para o livro  http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/reileproso.pdf

DE OLHO NO DOODLE! 176 º ANIVERSARIO DE NASCIMENTO DE MARK TWAIN.


Esta semana o Google divulgou uma ilustração com crianças pintando uma cerca, que ao ser clicada remete aos argumentos de pesquisa sobre os 176 anos de nascimento de Mark Twain,alcunha de Samuel Clemens escritor e jornalista americano (1835-1910) que escreveu alguns clássicos da literatura mundial como As Aventuras de Tom Sawyer, As Aventuras de Huckleberry Finn, e o O Príncipe e o Mendigo.

P. S. Os DOODLES do Googles são marcos comemorativos de eventos importantes para a humanidade. São lembretes para datas importantes no campo das artes, ciencias e literatura, entre outros.

E falando nisso achei uma animação muito interessente:  AS AVENTURAS DE MARK TWAIN, baseada na vida e obra do autor com legenda em português.

link para baixar: http://clickbaixaki.blogspot.com/2010/08/download-as-aventuras-de-mark-twain.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...