Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

VOLTAIRE - LA PRINCESSE DE BABYLONE (ORIGINAL EM FRANCE E EBOOK EM PORTUGUÊS)

PRINCESSE.jpg

Trata-se da saga da princesa Formosante atrás de Amazan. O rei Belus, da Babilônia, resolve promover um torneio para arranjar um esposo digno de sua belíssima filha (Formosante). Dele participam o faraó do Egito, o cã dos citas e o xá das índias. Amazan, mesmo sem declarar-se participante do difícil torneio promovido, subjuga todos os concorrentes, mostrando-se o mais digno esposo possível para Formosante. Entretanto, da mesma forma que este galante herói aparece, ele desaparece. Para encontrar o esposo merecedor de sua filha, o Oráculo recomenda que a princesa parte em peregrinação. E junto com a Fenix que lhe fora presenteada por Amazan e com sua fiel serva Isla, Formosante parte em busca do reino de Amazan, enfrentando perigos, como o despeitado faraó do Egito. A princesa precisa fingir-se interessada nele para conseguir fugir. Um melro, espião de Amazan, vê a cena e acredita que Formosante tenha traído seu amo. Quando esta chega ao reino do amado, descobre que ele de lá fugira desesperado de tristeza e ciúme. Formosante viaja mais uma vez atrás do amado pela China, pelo Império dos Cimérios, Escandinávia, o reino dos sámatras, Germânia, Batávia, Albion. Em todos esses lugares Amazan deixava provas de sua fidelidade a Formosante fugindo do país assim que alguma princesa ou bela dama se insinuava para ele. Entretanto, Formosante finalmente o encontra na Gália, adormecido nos braços de uma mulher por quem Amazan sucumbiu aos encantos. Enfurecida, a princesa é quem dessa vez foge jurando não querer mais saber de seu príncipe amado e foge pelo mundo. É a vez de Amazan correr atrás dela, até a Ibéria, onde descobre que ela foi pega por um grupo de inquisidores que viam na princesa e sua fênix uma bruxa que houvera feito pacto com o diabo, disfarçado de grande pássaro falante. Amazan resgata Formosante, eles fazem as pazes, tudo a tempo de voltar e salvar o reino da Babilônia dos exércitos furiosos dos três reis preteridos no início da história.
Mais uma vez Voltaire faz grandes críticas políticas, religiosas, e comportamentais aos homens de sua épica através de uma narrativa agradável e cheia de aventuras, mostrando-se um homem com pensamentos a frente de seu tempo.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=La_Princesse_de_Babylone&oldid=19480657"


NOTINHA; Não torça o nariz sem ler antes,  só porque é um clássico. Pode ser clássico hoje em dia, mas na época em que foi escrita era para deleitar as massas.Pessoas comuns, analfabetas e simples em sua maoria.

Até mesmo Shakespeare que é considerado um monstro sagrado da literatura clássica escreveu suas obras para serem encenadas em tavernas enfumaçadas e divertir a plebe rude composta por bebedores de cerveja, camponeses e prostitutas,ou seja gente bem comum.

Seguindo essa lógica do que hoje é desprezado porque nós da ralé adoramos e que no futuro poderá virar um clássico temos vários exemplos: Diana Palmer, as novelas das 8 (que passa as 9h30), Chaves (o seriado mexicano e não um certo "presidente"), musicas "chicleteiras", aquelas que mesmo você não gostando acabam ficando com o refrão na cabeça exemplo: "le freck le bum-bum", "minha eguinha pocotó
", "Só um tapinha não dói..." e mais recentemente aquela musica da jovem guarda do comercial de SUV: "sorria meu bem, sorria, da infelicidade que você procurou..."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...